O que é franquia?

Dentro do setor de empreendedorismo é muito com comum ouvir o termo franquia, mas afinal o que é isso? Quais os benefícios de ter uma franquia? Essas são algumas das dúvidas geradas por aqueles que conhecem bem sobre franquia.
Franquia é um termo que é designado para uma unidade que comprou o direito de poder reproduzir a marcada da franqueadora, isso resumidamente. De forma geral a franquia é um modelo de negócio bem sucedido que concedido a um investidor para que a marca seja expandida.
A franquia como conhecemos hoje surgiu no século XVII, mais precisamente entre 1851 e 1852, com a Sewing Machine Company, que decidiu conceder o uso de suas máquinas e de suas operações nos mais diversos vilarejos próximo à cidade onde residia a companhia (Nova Inglaterra – EUA).
Em nosso cotidiano já vimos vários exemplos de rede de franquia bem sucedida, como os fast foods mais famosos, rede de perfumaria, postos de combustíveis etc.
Como funciona a Franquia?
Não existe um pré-definição acerca de franquia, isso irá depender do modelo de negócio, pois o principal objetivo é expandir a marca por meio de uma concessão cedida ao franquiado. O processo é composto pelo franqueador e franquiado, por isso é muito importante saber qual papel cada um exerce:
• Franqueador: é o dono da marca e do know-how, portanto, é a parte que concede os direitos de uso fim de que o negócio seja expandido utilizando o seu modelo de negócio.
• Franqueado: é o investidor que compra os direitos da franquia, podendo expandir o negócio a partir do know-how adquirido.
Depois de obter o know-how do franqueador, o empresário pode montar seu negócio e replicar a marca, a fim de lucrar com ela.
Outro ponto importante no modelo de franquia é o plano de negócio, que consiste no manual de expansão.
O plano de negócio é suma importância, já que este documento orientar os novos investidores para que eles sigam o padrão da rede da franqueadora.
É importante ressaltar que em nosso país existe uma legislação que regulamenta as franquias, é Lei 13.966/2019, por isso para se tornar um fraqueado ou franqueador é indispensável saber sobre os termos legais do negócio.
Se interessou em se tornar um franqueado? Agende um horário conosco para lhe apresentarmos o negócio e lhe esclarecer mais sobre o assunto.



