Principais taxas que os franqueados pagam para franqueadora 

O mercado de franquia atrai investidores por possuírem modelos de negócios já testados e comprovados, ao procurar uma franquia pra investir é necessário que o franqueado entenda todo o modelo de negócio e valores que deverão ser pagos, sendo muito importante entender sobre todos os encargos que devem ser pagos para franqueadora são estes: A taxa de franquia, Taxa de royalties e a arrecadação para fundo de propaganda. 


Abaixo, vamos explicar para que servem todas essas taxas cobradas pelas franquias.


1. Taxa de Franquia: Essa é a primeira taxa paga pelo franqueado, o valor estimado varia em cada franqueadora e pelo modelo escolhido. A taxa de franquia é paga somente uma vez mediante assinatura do contrato com duração em média de 5 anos, esse valor é referente a aquisição do negócio, ou seja, compra da marca e transferência de know-how da franqueadora para o franqueado. 

Alguns itens que está incluso na taxa de franquia são:

• Direito de uso da marca;
• Manuais de operação do negócio; 
• Programa inicial e treinamentos;
• Assistência no projeto arquitetônico;
• Apoio e suporte da franquia;
• Assistência na escolha do ponto comercial.


2. Taxa de Royalties: O tão falado royalties é uma taxa referente ao uso da marca e pelo know-how contínuo (treinamentos, atualizações nos manuais, auxilio nas vendas e etc.), esse valor é cobrado durante a vigência do contrato. As franqueadoras costumam cobrar essa taxa mensalmente, geralmente esse valor é cobrado em cima do faturamento bruto mensal, sendo a porcentagem estabelecida pela franqueadora variando entre 4% a 10%. 

Alguns itens que está incluso na taxa de Royalties são:

• Uso da marca;   

• Pesquisas;

• Ações e eventos voltados aos franqueados;

• Tecnologia oferecida pela franqueadora.


3. Taxa de propaganda ou arrecadação para fundo de propaganda: Esse valor arrecadado é para o desenvolvimento do marketing institucional e ações que ajudem na divulgação da rede. Esse valor pode ser cobrado em forma de porcentagem que variam de 2% a 5% ou pode ser um valor fixo sobre o faturamento bruto da unidade. 


Alguns itens que está incluso na taxa de propaganda são:   


• Estratégias publicitárias e marketing;

• Divulgação de produtos/serviços; 

• Campanhas;

• Ações institucionais de promoção da marca.



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