Principais taxas que os franqueados pagam para franqueadora 

O mercado de franquia atrai investidores por possuírem modelos de negócios já testados e comprovados, ao procurar uma franquia pra investir é necessário que o franqueado entenda todo o modelo de negócio e valores que deverão ser pagos, sendo muito importante entender sobre todos os encargos que devem ser pagos para franqueadora são estes: A taxa de franquia, Taxa de royalties e a arrecadação para fundo de propaganda. 


Abaixo, vamos explicar para que servem todas essas taxas cobradas pelas franquias.


1. Taxa de Franquia: Essa é a primeira taxa paga pelo franqueado, o valor estimado varia em cada franqueadora e pelo modelo escolhido. A taxa de franquia é paga somente uma vez mediante assinatura do contrato com duração em média de 5 anos, esse valor é referente a aquisição do negócio, ou seja, compra da marca e transferência de know-how da franqueadora para o franqueado. 

Alguns itens que está incluso na taxa de franquia são:

• Direito de uso da marca;
• Manuais de operação do negócio; 
• Programa inicial e treinamentos;
• Assistência no projeto arquitetônico;
• Apoio e suporte da franquia;
• Assistência na escolha do ponto comercial.


2. Taxa de Royalties: O tão falado royalties é uma taxa referente ao uso da marca e pelo know-how contínuo (treinamentos, atualizações nos manuais, auxilio nas vendas e etc.), esse valor é cobrado durante a vigência do contrato. As franqueadoras costumam cobrar essa taxa mensalmente, geralmente esse valor é cobrado em cima do faturamento bruto mensal, sendo a porcentagem estabelecida pela franqueadora variando entre 4% a 10%. 

Alguns itens que está incluso na taxa de Royalties são:

• Uso da marca;   

• Pesquisas;

• Ações e eventos voltados aos franqueados;

• Tecnologia oferecida pela franqueadora.


3. Taxa de propaganda ou arrecadação para fundo de propaganda: Esse valor arrecadado é para o desenvolvimento do marketing institucional e ações que ajudem na divulgação da rede. Esse valor pode ser cobrado em forma de porcentagem que variam de 2% a 5% ou pode ser um valor fixo sobre o faturamento bruto da unidade. 


Alguns itens que está incluso na taxa de propaganda são:   


• Estratégias publicitárias e marketing;

• Divulgação de produtos/serviços; 

• Campanhas;

• Ações institucionais de promoção da marca.



Franquia odontológica; Franquia; DNTBRAS; Franquia de sucesso
Por LAURA SERRA 5 de setembro de 2025
O mercado odontológico brasileiro fatura R$ 38 bilhões. Franquias, como a DNTBRAS, oferecem alta rentabilidade e estabilidade em um setor resiliente.
Franquia odontológica
Por LAURA SERRA 20 de agosto de 2025
Investir em uma franquia odontológica é garantia de estabilidade, alta rentabilidade e autonomia, sendo uma escolha estratégica e inteligente.
Franquia odontológica
Por LAURA SERRA 5 de agosto de 2025
O mercado brasileiro de franquias odontológicas é promissor, com o segmento de saúde e bem-estar faturando mais de R$ 50 bilhões, segundo a ABF.
Franquia odontológica
Por LAURA SERRA 20 de julho de 2025
Você já parou para pensar por que tantos profissionais da odontologia estão migrando para o modelo de franquias?
Você já parou para considerar como o modelo de franquias pode revolucionar completamente sua trajetó
Por LAURA SERRA 5 de julho de 2025
Você já parou para considerar como o modelo de franquias pode revolucionar completamente sua trajetória profissional?
Franquia odontológica; Franquia DNTBRAS
Por LAURA SERRA 20 de junho de 2025
O investidor moderno do setor odontológico busca mais do que lucro: valoriza autonomia, estabilidade e crescimento sustentável. Empresários, investidores e dentistas querem liberdade para gerir seus negócios, suporte estratégico e inteligência na tomada de decisão, focando em construir negócios sólidos e inovadores.
Franquia odontológica; Franquia DNTBRAS
Por LAURA SERRA 5 de junho de 2025
Investir em franquias odontológicas é uma escolha estratégica para empreendedores em busca de estabilidade e crescimento. O setor odontológico destaca-se pelo crescimento contínuo e resiliência, mesmo em tempos de incerteza econômica.
franquia odontológica; DNTBRAS
Por LAURA SERRA 20 de maio de 2025
A DNTBRAS tem uma trajetória marcada por crescimento sólido e credibilidade no mercado odontológico brasileiro. Sediada em São Luís (MA), a rede soma mais de 40 unidades próprias, consolidando-se como referência no setor e demonstrando sua força e estabilidade.
franquia odontológica; franquia odontológi
Por LAURA SERRA 5 de maio de 2025
A DNTBRAS é referência nacional em franquias odontológicas e ideal para quem busca investir em um negócio robusto, escalável e com comprovada perspectiva de sucesso. Com mais de 40 unidades próprias em operação por todo o Brasil, a rede reúne experiência sólida, credibilidade e uma trajetória de crescimento sustentável.
Franquia odontológica
Por LAURA SERRA 20 de abril de 2025
A DNTBRAS tem uma trajetória marcada por crescimento sólido e credibilidade no mercado odontológico brasileiro. Sediada em São Luís (MA), a rede soma mais de 40 unidades próprias, consolidando-se como referência no setor e demonstrando sua força e estabilidade.